Braga: Bom Jesus será Basílica

A Arquidiocese de Braga anunciou no dia 11 de Junho de 2015 que o Santuário do Bom Jesus vai ser “brevemente” elevado à categoria de “basílica menor”, “um passo significativo que reforça a candidatura do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO”.

“O Santuário do Bom Jesus, à semelhança do que aconteceu a 21 de Março de 2015 com o Santuário de São Bento, será brevemente elevado à categoria de basílica menor”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O título de basílica é concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de devoção e de peregrinações.

Segundo os responsáveis, neste momento decorrem “várias iniciativas de particular interesse”, como obras de limpeza e requalificação da instância do Bom Jesus, concertos e uma conferência internacional intitulada ‘Vozes e contributos para o Bom Jesus a património mundial’.

A candidatura do Santuário do Bom Jesus a património da humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), foi apresentada em Janeiro de 2014.

“O Santuário do Bom Jesus e a sua envolvência merecem essa distinção, por todo o património edificado, pela paisagem e naturalmente por toda a arte que aquele santuário encerra”, disse à Agência ECCLESIA D. Jorge Ortiga.

O prelado afirma que a devoção ao Bom Jesus pode ser um “sinal” para a Igreja Católica em Braga, “uma luz a orientar” quer os habitantes quer os turistas.

A candidatura a ‘obra-prima da natureza humana’ conta com o apoio do Município de Braga.

O conjunto arquitetónico do Bom Jesus do Monte é considerado um ‘ex-líbris’ da cidade de Braga; em 1373 já existia uma ermida dedicada à Santa Cruz.

O atual templo que remata o escadório, com as Capelas e Passos da Paixão, foi concluído em setembro em 1811, substituindo um antigo templo barroco que vinha do tempo de D. Rodrigo de Moura Teles (1704-1728).

O Bom Jesus viria a transformar-se num destino de romagens, no Minho e também no resto do país.

Notícia: Agência Ecclesia