Fátima: Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai fechar para obras

Foi anunciado pelo Santuário de Fátima que vai ser realizada uma “uma profunda intervenção” de limpeza e restauro no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que implica o seu encerramento “durante um largo período de tempo”.

“Os trabalhos terão início no dia 14 de maio deste ano e deverão prolongar-se durante vários meses, em princípio até ao final do ano de 2015”, adianta a nota enviada à Agência ECCLESIA, com informações da Reitoria do Santuário.

Os responsáveis sublinham que a visita aos túmulos dos Pastorinhos se manterá acessível “praticamente em todo o período das obras”, com exceção de situações pontuais “em que as razões de segurança exijam a sua interdição”.

O Santuário de Fátima explica que a utilização continuada do edifício, cuja sagração aconteceu a 7 de outubro de 1953, levou ao escurecimento das superfícies interiores e ao desgaste de alguns materiais.

“Muito embora os trabalhos a levar a efeito sejam fundamentalmente de caráter conservativo e de limpeza, aproveitar-se-á a ocasião para desenvolver outras importantes intervenções, como por exemplo ao nível da iluminação e do som”, revela a nota de imprensa.

A obra visa a melhoria das condições de segurança dos peregrinos, designadamente das acessibilidades, o restauro do órgão de tubos e a valorização de todo o património artístico.

A Reitoria do Santuário sublinha ainda que a intervenção pretender valorizar a visita aos túmulos dos Pastorinhos e a veneração das relíquias dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

Neste contexto, é intenção da instituição “criar um itinerário devocional que permita aos peregrinos a oração junto das relíquias dos videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento”.

Fonte: Agência Ecclesia


Receba a nossa NEWSLETTER




© 2013, Associação de Reitores dos Santuários de Portugal.
Todos os direitos reservados