Apresentação

A Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal (ARSP), é uma resposta aos desafios lançados pelo documento do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes publicado em 8 de Maio de 1999.

Este documento fundamental para a Pastoral dos Santuários, para além de falar da sua importância e missão no mundo actual, apela para que os seus responsáveis trabalhem em conjunto, de modo a favorecerem o pleno conhecimento e o acolhimento fecundo do dom que o Senhor faz ao Seu povo através dos Santuários.

A Associação não se impõe aos santuários, respeita a autonomia de cada um, bem como as linhas pastorais traçadas por cada bispo diocesano.

A Associação é apenas um canal de trabalho em rede, pretendendo contribuir para uma maior eficácia na divulgação dos santuários.

Este contributo é feito de várias maneiras, onde destacamos a partilha, a troca de experiências e a elaboração de projectos conjuntos.

Este trabalho irá ajudar cada Reitor a tomar cada vez mais consciência dos desafios que são colocados a estes locais de peregrinação nos dias de hoje.

Apesar da diminuição da prática religiosa, os santuários continuam a ser bastante procurados, tornando-se uma referência espiritual importante para o nosso povo.

Neste sentido, devem os santuários criar as condições necessárias para que sejam cada vez mais lugares privilegiados de acolhimento e reconciliação, de modo a que cada peregrino se possa encontrar com o Senhor que os ama.

Incutir o espírito de peregrinação na piedade popular associada aos santuários, é o desafio lançado aos seus responsáveis, os quais procuram corresponder.

Para além do Encontro de Formação anual realizado na segunda e terça-feira a seguir à Festa do Baptismo do Senhor, a ARSP tem em curso vários projetos de divulgação, a nível nacional, do património cultural e espiritual dos santuários portugueses.

 

O Presidente do Conselho Permanente

Pe. Sezinando Alberto


Receba a nossa NEWSLETTER




© 2013, Associação de Reitores dos Santuários de Portugal.
Todos os direitos reservados